quinta-feira, 3 de março de 2016

Rui Oliveira supera expectativas com oitavo lugar

Rui Oliveira abriu hoje, ao início da noite, a participação portuguesa no Campeonato do Mundo de Pista, que se disputa em Londres, Inglaterra, com a oitava posição na prova de scratch, um resultado de excelência que supera todas as expectativas. 

Apesar de estar no início da segunda temporada como sub-23, Rui Oliveira bateu-se de igual para igual com os melhores corredores de elite do mundo, ganhando uma volta ao pelotão e cortando a meta no quinto lugar no sprint final. Este desempenho valeu ao gaiense o oitavo lugar, claramente superior ao top 12, definido à partida como objetivo máximo, uma vez que a meta mínima era superar o 16.º posto de há um ano. 

Rui Oliveira esteve muito ativo ao longo da corrida de 15 quilómetros, participando numa primeira fuga, que não teve sucesso. À segunda tentativa conseguiu distanciar-se, com outros seis ciclistas e ganhar uma volta ao pelotão. Não conseguiu, contudo, aproximar-se do pódio, uma vez que seis participantes dobraram o pelotão duas vezes. 

“Não foi fácil ganhar uma volta, mas arrisquei, aproveitando as boas sensações que tive durante a corrida. A dado momento, a meio da prova, perdi um pouco o foco e dispersei-me. Se não fosse isso, nunca se sabe se não conseguiria um resultado ainda melhor. Acabo muito feliz, porque era o mais novo em prova e o oitavo lugar no meu segundo mundial é muito bom”, afirmou Rui Oliveira. 

O mais forte da corrida foi o espanhol Sebastián Mora, campeão europeu em título, que ganhou duas voltas à concorrência e ainda se deu ao luxo de atacar na fase final para cortar a meta destacado de todos os rivais. O segundo classificado foi o mexicano Ignacio Prado, enquanto o suíço Claudio Imhof fechou o pódio. 

“O Rui teve um grande desempenho, sempre atento a todas as movimentações da corrida. Conseguiu dobrar o pelotão e colocar-se em posição de obter um bom resultado. Demonstrou estar ao nível de exigência de uma prova em que todos revelaram grande equilíbrio, exceto o vencedor, que esteve num nível diferente”, considera o selecionador nacional, Gabriel Mendes. 

Portugal volta a estar representado na pista londrina na próxima sexta-feira, cerca das 20h30, quando Ivo Oliveira alinhar na final da corrida por pontos.

Sem comentários:

Enviar um comentário