Cedo se formou uma fuga, com 16 elementos, onde os ciclistas sub-23 estavam em maioria. Os primeiros 65 km foram percorridos num ritmo bastante forte, ajudado pelo terreno plano da ria de Aveiro e pelo forte, que maioria das vezes, estava a favor dos atletas, o que permitiu uma média de cerca de 40 km por hora.
Aquando da primeira dificuldade do dia, um prémio de montanha de 3ª categoria no alto de Cesar, a fuga já ia fragmentada. O ritmo esse continuava bastante alto. Os elementos em fuga, nunca tiveram tempo superior a 4.30 minutos de vantagem. O pelotão era comandado pela equipa da Rádio Popular - Boavista desde vários quilómetros atrás. Diga-se que a "fuga do dia" nunca incomodou as principais equipas nacionais.
Foi então na subida de 1ª categoria, para o alto da Serra da Freita, onde tudo se decidiu. No alto o tempo parecia de pleno Inverno, com nevoeiro, chuva e frio à mistura, contrastando com o clima ameno que se tinha verificado durante a primeira metade da prova. Com a equipa do Boavista a comandar em plena subida, o "pelotão" ia-se desfragmentando... No alto da serra um grupo de 8 ciclistas destacava-se, onde estavam nomes como o actual líder da competição, Diego Rubio, Alberto Gallego, Joaquim Silva e Ricardo Mestre. Foi o atleta da Rádio Popular Boavista (Alberto Gallego) que passou em 1ª no alto da montanha, arrecadando a camisola de montanha.
Aproveitando a descida perigosa e as suas capacidades técnicas, Filipe Cardoso vindo de trás alcançou os atletas da dianteira.
O espanhol José Diaz (Bicicletas Rodríguez Extremadura) foi o melhor sub-23 na prova deste sábado, mas Rui Carvalho (Anicolor), segundo nesta categoria, assumiu a liderança da geral de sub-23.
A Efapel ganhou por equipas e a Anicolor foi a melhor formação de clube, reforçando as respectivas lideranças na geral.
Diego Rubio Hernandez, mantêm a liderança da Taça de Portugal de ciclismo Liberty Seguros, somando 135 pontos.
55 ciclistas chegaram fora do controlo de tempos e 17 desistiram.
A terceira etapa da Taça de Portugal Liberty Seguros de Elite e Sub-23 é o Memorial Bruno Neves, que se corre já neste domingo. A prova terá 143 quilómetros, com partida em Oliveira de Azeméis e chegada em Nogueira do Cravo, terra natal do malogrado ciclista que dá nome à corrida.
Clasificação:
Loureiro – Carregosa, 129,4 km
1.º Filipe Cardoso (Efapel), 3h16m49s (Média: 39,631 km/h)
2.º Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista), mt
3.º Diego Rubio (Efapel), mt
4.º Pedro Criado (Supermercados Froiz), mt
5.º José Diaz (Bicicletas Rodríguez Extremadura), mt
6.º Joaquim Silva (W52-Quinta da Lixa), mt
7.º Rui Carvalho (Anicolor), mt
8.º Ricardo Mestre (Team Tavira), mt
9.º Juan Ignacio Pérez (W52-Quinta da Lixa), a 1m43s
10.º Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte), mt
Classificação completa
(Em atualização...)
Sem comentários:
Enviar um comentário