Sob um céu nublado, mas com uma temperatura amena típica da região sul do pais por esta altura do ano, pelas 11 horas da manha, tem inicio a 42ª edição da Volta ao Algarve.
O dia começou com a noticia de que Michael Kwiatkowsik não iria alinhar devida a estar doente.
O pelotão arranca com um ritmo calmo e rapidamente surge o primeiro ataque do dia, com Kamil Gradek (Verva-Activejet) a dar o mote. Responderam ao ataque Domingos Gonçalves (Caja Rural) e Alexander Kolobnev (ciclista que esteve para abandonar a carreira esta época, mas que assinou pela Gazpron-Rusvelo) e foram assim precisos poucos quilómetros para se formar a fuga do dia. Com 20 km a fuga já tinha uma vantagem de 4 minutos para o pelotão.

Na primeira e única contagem de montanha do dia, o vencedor foi Kamil Gradek, assumindo assim a camisola azul para o dia de amanha.
A vantagem da fuga foi sempre aumentando e na primeira hora de corrida já tinha 6.30 minutos. Quando os ciclistas da frente atingiram 8 minutos de vantagem, o pelotão começou a trabalhar nomeadamente com Lotto Saudal, Etixx-Quickstep e a portuguesa La Antarte tambémia passando pela frente.
Em Silves, Kamil Gradek vence o sprint intermédio, seguido por Domingos Gonçalves. Nesta altura a fuga baixou para os 4.30 minutos. As equipas de André Greipel e Marcel kittel continuavam a trabalhar na frente.
Já depois da zona de abastecimento, Kamil Gredek voltou a vencer o segundo sprint intermédio do dia. Com 50 km para a meta, a fuga tinha vantagem de 3.25 minutos.
Na primeira passagem pela meta, coincidente com a 3ª meta volante do dia, Kamil Gredek fez o pleno e venceu novamente. A fuga levava 45 segundo de vantagem.
Já dentro dos últimos 10 km e fruto da grande velocidade a que o pelotão corria, a fuga foi anulada. Também já dentro dos 10 km finais, ocorreram três quedas no pelotão, a última das quais já à entrada do último km.
Mas a etapa discutiu-se mesmo ao sprint e o esforço da Etixx-Quickstep e da Lotto Saudal tiveram frutos.
Marcel kittel (Etixx - Quickstep) venceu à frente de André Greipel (Lotto Saudal) e de Jasper Stuyen (Trek-Segrafedo), num sprint sem margens para dúvidas. O melhor português foi Tiago Machado ocupando o 7º lugar. David de La Fuente (Sporting - Tavira) foi o melhor ciclista das equipas lusas.
Classificação:
1. Marcel Kittel (Etixx-QuickStep)
2. André Greipel (Lotto Soudal)
3. Jasper Stuyven (Trek-Segafredo)
4. Wouter Wippert (Cannondale)
5. Victor Campanaerts (Lotto NL-Jumbo)
6. Salvatore Puccio (Sky)
7. Tiago Machado (Katusha)
8. Alex Dowsett (Movistar)
9. Roman Maikin (Gazprom-RusVelo)
10. Pawel Cieslik (Verva Activejet)
Classificação Completa
Amanhã teremos a ligação entre Lagoa e o alto da Fóia. São quase 200 km, que terminam numa chegada ao alto e nada fácil. Diferenças irão acontecer certamente...
Sem comentários:
Enviar um comentário