O pelotão partiu para a derradeira batalha da Volta com Julen Amézqueta (Café Baqué) de amarelo e os únicos lusos do Top 10, Luís Gomes e César Martingil (Liberty Seguros-Carglass), a pouco mais de 1m na geral. Na estrada foram pedalados 120,9 km entre S. Pedro do Sul e Oliveira de Azeméis, numa jornada montanhosa de três subidas categorizadas: Varzielas (3ª cat. km 31,1), Talhadas (3ª cat. km 76,4) e Decide (2ª cat. km 98,5).
Tiro de partida dado, o russo Artem Samolenkov (Lokosphinx) fez-se à fuga do dia acompanhado posteriormente pelos portugueses André Ramalho (CC José Maria Nicolau), Tiago Ferreira (Moreira Congelados-Feira-KTM) e Patrik Videira (Maia-Ribeiro’s Bike Shop) e também por Iosu Angoitia (Euskadi-EDP) e Jorge Gomez (Caja Rural-Seguros RGA), colombiano que coroou em primeiro a contagem de montanha em Varzielas.
A descida fez a fuga perder vantagem para o pelotão, conseguindo ainda Tiago Ferreira coroar a meta de montanha que se seguiu em Talhadas. Logo em seguida começou a última ascensão, de 13,4 km de escalada em Decide, onde Jorge Gomez foi o mais resistente da fuga inicial coroando o alto, mas perdendo alento para lutar até à meta.
Na chegada a Oliveira de Azeméis, o pelotão chegou destroçado pelo sobe e desce da jornada. O jovem de 21 anos Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass) destacou-se na recta da meta triunfando com 4s de vantagem sobre o camisola amarela Julen Amézqueta (Café Baqué) e o russo Vadim Zhuravlev (Lokosphinx).

Relativamente às formações lusitanas, as seis equipas de clube conseguiram colocar ciclistas em fuga em todas as etapas, venceram duas das quatro jornadas com Rui Carvalho (Anicolor) e Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass), vestindo por um dia a amarela com César Martingil (Liberty Seguros-Carglass). Estes dois últimos ciclistas alcançaram ainda os lugares cimeiros da geral final, 4º e 5º respectivamente.
Em simultâneo com a prova sub-23, chegou hoje ao fim a 8ª Volta a Portugal de Cadetes. No final dos 69,3 km entre S. Pedro do Sul e Oliveira de Azeméis, o campeão nacional de contra-relógio Pedro Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) agarrou a vitória na meta, a 8s de Gonçalo Ferreira e 58s de Leonel Firmino (Acreditar-Udo-AC Malveira). Ao ser segundo neste último dia, Gonçalo Ferreira vestiu a amarela e agarrou a vitória da geral, a 11s de João Costa (CC Barcelos-AFF-Orbea-Onda), vencedor da classificação dos pontos, e a 23s de Afonso Silva (CC Tavira), vencedor da juventude. A camisola da montanha ficou nas mãos de Artur Chaves (Silva & Vinha-ADRAP-Sentir Penafiel) e a equipa Acreditar-Udo-AC Malveira triunfou no colectivo.
Ligações:
Sem comentários:
Enviar um comentário