quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Percurso do Tour 2016 apresentado oficialmente

A organização do Tour apresentou, em Paris, a 103ª edição da prova francesa, realçando-se desde logo, a preocupação em tornar a prova equilibrada, mas acessível apenas a grandes ciclistas : batalhadores e trepadores.

Em comparação com a edição do ano transato haverão mais kms em C/RI, 54 este ano, contra os 14 do ano transato, mas há que ter em atenção que o organizador equilibrou de forma sábia as possibilidades para todos os ciclistas ao promover um C/R plano de 37 kms e uma cronoescalada de 17 kms ( 18ª etapa -Sallanches – Megéve ) , que constituiu a grande novidade e o segredo escondido e só hoje revelado. De fora ficou o C/R por equipas, que poderemos considerar algo antidesportivo, numa prova de caráter individual como são as provas por etapas.

Outra conclusão que se pode tirar é que a prova é mais longa ( 3519 kms), com a primeira semana a registar perto de mil kms em cinco dias.

Num rápido resumo a prova contará com nove etapas planas, uma com altos e baixos, nove de montanha, com quatro chegadas em alto em Andorra -Arcalís (Pirinéus, 9ª), Mont Ventoux (Alpes Provença, 12ª), Finhaut-Emosson (Alpes suíços, 17ª), e Saint Gervais-Mont Blanc (Alpes, 19ª). O resto das etapas de montanha realizam-se nos Pirinéus ( Lac de Payolle e Luchon) a tirada de Lioran e a tirada que terminará em Morzine, com o famoso Joux-Plane a jogar um papel importante no penúltimo dia, pois para além dos corredores a terem de escalar, também serão obrigados a descê-lo, numa etapa deveras complicada.
Apesar do Tour celebrar mais de um século de existência, a preocupação pela inovação é uma constante de qualquer organizador. Na edição deste ano, há a sublinhar cinco novas montanhas, com destaque para a etapa suíça com final em Finhaut – Emosson, e o regresso das bonificações em todas as etapas em linha de 10 -6 e 4 segundos para os três primeiros.

Uma prova bem a jeito dos principais ciclistas mundiais, com destaque para Froome, Contador, Quintana, dando ainda uma possibilidade de expressão à nova geração francesa, com Thibaut à cabeça. Embora muitos sejam os possíveis candidatos no futuro, estes serão os nomes mais sonantes, sem esquecer o italiano Fabio Aru, vencedor da Vuelta e já destacado pela sua equipa para o Tour, mas que muita gente considera prematuro considerá-lo como um favorito da linha da frente ao triunfo final.

Em breve publicaremos todos os perfis das etapas de forma detalhada. 

Sem comentários:

Enviar um comentário