quinta-feira, 17 de março de 2016

Enric Mas assalta liderança no castelo de Montemor

O espanhol Enric Mas (Klein Constantia) venceu hoje a segunda etapa da Volta ao Alentejo, uma extensa ligação de 206,2 quilómetros, entre Monforte e o castelo de Montemor-o-Novo, e é o nov líder da competição. 

O corredor da equipa satélite da Etixx-QuicStep destacou-se na dura rampa em empedrado para a meta, coincidente com um prémio de montanha de quarta categoria, e terminou a etapa com 2 segundos de vantagem sobre o basco Garikoitz Bravo (Euskadi Basque Country-Murias) e com 4 segundos sobre o jovem luso Rui Oliveira (LIberty Seguros/Carglass), segundo e terceiro, respetivamente. 

O basco Imanol Estévez (Euskadi Basque Country-Murias) tentou defender a camisola amarela, bonificando 4 segundos em duas metas volantes da tirada. Esse esforço não foi suficiente, acabando por ceder o símbolo de liderança a Enric Mas, embora com o mesmo tempo. Quem também bonificou nos sprints intermédios - seis segundos - foi o norueguês Krister Hagen (Team Coop-Oster Hus), que segurou o terceiro posto, a 3 segundos do novo comandante. 

Eddie Dunbar (Axeon-Hagens Berman) foi o maior animador da viagem. Abalou à aventura com cerca de 70 quilómetros percorridos e manteve-se sozinho, pedalando na planície, durante peto de 80 quilómetros, até ser absorvido pelo pelotão, comandado pelo Sporting-Tavira, com a meta ainda 60 mil metros de distância. 

O trabalho das equipas portuguesas durante a etapa foi aproveitado pelos conjuntos forasteiros, mais capazes na fase final da jornada. A Klein Constantia foi a equipa que mais lucrou, passando a liderar individual e coletivamente, além de ter Enric Mas no comando dos pontos e da juventude. Sobra a classificação da montanha para Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte). 

A terceira etapa vai ligar, nesta sexta-feira, Portel a Beja, num traçado típico do Alentejo: 186,6 quilómetros sem qualquer contagem de montanha. A partida será dada às 11h20 e a chegada está prevista para pouco antes das 16h00. 

Classificações:
 
2.ª Etapa: Monforte - Montemor-o-Novo, 206,2 km
 
1.º Enric Mas (Klein Constantia), 5h06m15s 
2.º Garikoitz Bravo (Euskadi Basque Country-Murias), a 2s 
3.º Rui Oliveira (Liberty Seguros/Carglass), a 4s 
4.º Tao Geoghegan Hart (Axeon-Hagens Berman), mt 
5.º Krister Hagen (Team Coop-Oster Hust), mt 
6.º Rafael Reis (W52-FC Porto), mt 
7.º Rafael Silva (Efapel), mt 
8.º Logan Owen (Axeon-Hagens Berman), mt 
9.º Jesús Ezquerra (Sporting-Tavira), mt 
10.º Samuel Caldeira (W52-FC Porto), mt 

Geral Individual: 
1.º Enric Mas (Klein Constantia), 9h01m32s 
2.º Imanol Estévez (Euskadi Basque Country-Murias), mt 
3.º Krister Hagen (Team Coop-Oster Hus), a 3s 
4.º Garikoitz Bravo (Euskadi Basque Country-Murias), a 6s 
5.º David de la Fuente (Sporting-Tavira), a 8s 
6.º Jesús Ezquerra (Sporting-Tavira), a 10s 
7.º Tao Geoghegan Hart (Axeon-Hagens Berman), a 14s 
8.º Rafael Silva (Efapel), mt 
9.º August Jensen (Team Coop-Oster Hus), mt 
10.º César Fonte (Rádio Popular-Boavista), mt

Sem comentários:

Enviar um comentário