quinta-feira, 17 de março de 2016

Imanol Estévez é o primeiro líder no Alentejo

O basco Imanol Estévez (Euskadi Basque Country-Murias) venceu hoje, em Castelo de Vide, a primeira etapa da Volta ao Alentejo, depois de percorridos 158 quilómetros, desde Portalegre. 

O melhor jovem do Grande Prémio Liberty Seguros aproveitou o facto de grande parte dos homens mais rápidos ter ficado para trás nas quatro montanhas da tirada para superiorizar-se ao minipelotão que discutiu as primeiras posições. O pódio do dia ficou completo com dois homens do Sporting-Tavira, David de la Fuente e Jesús Ezquerra, segundo e terceiro, respetivamente. 

Na geral, Imanol Estévez tem 4 segundos de vantagem sobre David de la Fuente e 5 segundos de margem sobre Krister Hagen (Team Coop-Oster Hus), que lhe sucedem na tabela. 

"Foi uma etapa muito dura, sobretudo após a subida logo à saída de Portalegre [Cabeço de Mouro]. O pelotão ficou reduzido a cerca de 50 homens. Sabíamos que neste grupo restrito, poderíamos aproveitar os topos finais para vencer. A equipa trabalhou para isso e eu ganhei. Vínhamos com intenção de conquistar uma etapa, mas agora tentaremos defender a camisola amarela", promete Imanol Estévez. 

Os primeiros 100 quilómetros, planos, foram animados por uma fuga de quatro elementos: Ivo Oliveira (Liberty Seguros/Carglass), Krister Hagen (Team Coop-Oster Hus), Remi Cavagna (Klein Constantia) e Alexander Vdovin (Lokosphinkx). O russo resistiu cerca de 30 quilómetros em cabeça de corrida e os restantes escapados aguentaram até à entrada na zona montanhosa da viagem. 

O algarvio Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) desferiu um poderoso ataque na subida mais dura, em Cabeço de Mouro, acabando a pedalar em solitário e a vencer as três primeiras contagens de montanha da competição. Acabaria, no entanto, por sucumbir à perseguição movida pela W52-FC Porto. A iniciativa de Antunes abortaria a cerca de 25 quilómetros da chegada. 

A fuga valeu a Amaro Antunes a liderança na classificação da montanha. Imanol Estévez é o primeiro por pontos, Tao Geoghegan Hart (Axeon-Hagens Berman) é o melhor jovem e o Sporting-Tavira comanda coletivamente. 

A segunda etapa, a mais extensa da prova, corre-se nesta quinta-feira, numa ligação 206,2 quilómetros, entre Monforte e Montemor-o-Novo, com a meta, no castelo, a coincidir com uma contagem de montanha de quarta categoria.

Sem comentários:

Enviar um comentário