quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Volta ao Algarve - Etapa 2 - Lagoa - Alto da Fóia (em actualização)

Perto das 11 da manha, 189 ciclistas alinharam à partida para a 2ª etapa da volta ao Algarve. 198,6 km esperavam os atletas pela frente, numa etapa dura com muito sobe e desce e que levaria o pelotão ao ponto mais alto da Algarve - Alto da Fóia em Monchique.

3 metas volantes e 4 prémios de montanha, o último coincidente com a meta e de 1ª categoria, prometiam animar o dia. 



Ao contrário da etapa de ontem, o pelotão arrancou a toda a velocidade e muitas movimentações se verificaram logo desde o tiro de partira. Logo ao km 5, cinco ciclistas faltaram do pelotão e rapidamente tiveram a companhia de mais dois, formando assim a fuga do dia com 7 ciclistas: Oliver Naesen (IAM Cycling), Sean de Bie (Lotto Soudal), Gregory Rast (Trek-Segafredo), Jonatan Lastra (Caja Rural-Seguros RGA), Alberto Cecchin (Team Roth), Jonas Koch (Verva ActiveJet) e Ricardo Mestre (W52-FC Porto) . 

Numa posição intermédia seguia um homem Gazpron-Rusvelo, Artur Erchov, mas apesar do esforço nunca conseguiu juntar-se aos homens da dianteira.


A fuga nunca teve mais de 4 minutos e ao km 40 a Gazpron-Rusvelo, uma vez que não conseguiu colocar o homem na frente, acelera o pelotão e rapidamente a vantagem baixa para os 2 minutos.

Entretanto, fruto de uma queda colectiva no pelotão, Daniel Silva (Rádio Popular -Boavista) Pedro Paulinho (La - Antarte) e António Carvalho (W52 - FC Porto) abandonaram a corrida. Fruto dessa queda, o pelotão parte-se em dois e forma-se um "segundo" pelotão com 30 ciclistas, onde se destacava a SKY. 

Na frente a Gazpron.Rusvelo mantinha um ritmo forte e baixou a diferença para 1 minutos. 

A primeira meta volante do dia, ao km 59, no autódromo internacional do Algarve, o 1.º foi Jonatan Lastra (Caja Rural-Seguros RGA, 2.º Alberto Cecchin (Team Roth), 3.º Ricardo Mestre (W52-FCPorto). Ao bonificar um segundo, Ricardo Mestre era o virtual camisola amarela. 

Lá trás a Sky já estava no pelotão principal, no entanto muitos ciclistas ficaram para trás não conseguindo acompanhar o forte ritmo imposto. 

À entrada para a terceira hora de corrida, a Tinkoff assumea perseguição, natentativa de controlar a etapa para o seu líder Alberto Contador. A fuga manteve-se na ordem do 1.30 minutos de vantagem. 

Na segundo meta volante, em Vila do Bispo, Alberto Cecchim foi 1º, seguido-se por Gregory Rast e Ricardo Mestre. Já na terceira e última meta volante. Olivier Naesan foi o vencedor, seguido de Jonatan lastra e Ricardo Mestre. 

Com o passar dos km`s e a montanha a aparecer, apenas 3 homens ficaram na frente, e à passagem pelo 1º alto do dia, (3ª categoria), Olivier Naesan foi 1º, Sam de Bie 2º e Ricardo Mestre último a pontuar.

Com 50 km para a meta, 1,30 minutos era a vantagem da fuga para o pelotão comandado pela equipa de Contador.

No alto da Picoia, termina a aventura dos 3 homens que ainda se mantinham na frente. A armada da Tinkoff não dava hipóteses para haver surpresas. 

Com 4 horas de prova, a média de etapa situava-se nos 41 km/h. 

No Alto da Picota, 3,4 km a 8,1% de inclinação média, os sprinters já notavam grandes dificuldades em seguir o ritmo e Marcel Kittel rapidamente ficou para trás. O primeiro a atacar foi um homem IAM - Dries Devenyns. O ataque teve frutos e foi o primeiro a passar na contagem de montanha de 3ª categoria. David La Fuente foi o 2º e José Joaquim Rojas da Movistar foi o 3º a pontuar. 

A 15 km da meta, surge a penúltima dificuldade do dia,a subida para o alto da Pomba. O pelotão conseguiu alcançar o homem da IAM que seguia na frente e aborda a subida compacto. No entanto o forte vento que se fazia sentir, levava a que não ocorressem ataques. Alberto Contador foi o primeiro a passar no alto da contagem de 2ª categoria. O espanhol estava a correr para a etapa. Segundo foi Diego Rosa, seguido por Ilnur Kararim e por Ion Izagirre. O pelotão estava reduzido a 30 unidades. 

Entretanto sabe-se do abandono de Joaquim Rodriguez. 

A 11 km do final, nova queda envolvendo homens da Astana e Movistar. 

Na última ascensão do dia, a subida ao alto da Fóia, subida marcada pelo vento e frio, um quarteto se destacou: Zdenek Stybar (Etixx-QuickStep), Diego Rosa (Astana), Nelson Oliveira (Movistar) e Robert Gesink (Lotto NL-Jumbo), mas nunca com mais de 10 segundos. 

Os principais candidatos à vitória da etapa, marcavam-se entre si e ninguém queria tomar a iniciativa de atacar. A 500 metros do final o ritmo dispara onde se destaca o ataque dos portugueses Tiago Machado (Katusha) e Amaro Antunes (La-Antarte).

A vitória acabou por sorrir a Luis Leon Sanchez, seguindo-se Primoz Roglic e Ion Izagirre. Tiago Machado foi 5º a 5 segundos e Amaro Antunes o melhor das equipas lusas, no 7º lugar a 9 segundos.


A desilusão do dia acaba por ser Alberto Contador, que consegue apenas fechar na 21ª posição a 24 segundos.   

Classificação:

1. Luis León Sánchez (Astana), 5h08m25s
2. Geraint Thomas (Sky), a 1s
3. Primoz Roglic (Lotto NL-Jumbo), a 3s
4. Ion Izagirre (Movistar), mt
5. Tiago Machado (Katusha), a 5s

 Classificação completa

Sem comentários:

Enviar um comentário