quarta-feira, 6 de maio de 2015

Barriga de ciclista



Muitas vezes já me perguntaram, qual a razão de muitos ciclistas (ou meros ciclistas domingueiros) apesar de apresentarem uma aparência de um individuo com uma massa gorda baixa, têm aquela barriguinha que mais parece a barriga da cerveja?... 


Ora bem... tendo em conta que, em alguns casos trata-se mesmo da barriga de cerveja e das tainadas antes e após passeio de bicicleta, noutros casos essa "barriga" tem um explicação. 

O que justifica tal situação é a respiração abdominal que a maioria dos atletas realiza, diferenciada fisiologicamente e anatomicamente da respiração pulmonar, que é a respiração que a grande maioria dos atletas conhece e realiza. A respiração pulmonar define-se como o ato de insuflar ar nos pulmões usando os músculos do tórax, e a respiração abdominal é realizada através da acção dos músculos abdominais e do diafragma. 

Fisiologicamente explicando a respiração abdominal oferece ao atleta uma maior entrada de oxigênio, onde “o músculo abdominal e o diafragma formam um vácuo durante a respiração com suas contrações, o que ajuda a encher o pulmão com mais facilidade e com maior volume de ar. Levando em consideração e a grosso modo, que o oxigênio é um dos responsáveis pela nossa resistência, ao termos uma maior oferta de oxigênio teremos também uma maior resistência correto?! 


Para perder a "barriguinha" de ciclista, sugiro um ou dois treinos de corrida por semana. Experimentem e obterão rápidos resultados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário