domingo, 31 de maio de 2015

David de La Fuente vence a 3ª etapa e Amaro Antunes ganha a geral em Terras de Excelência

Na derradeira etapa do G.P. da Beira Baixa, um etapa irregular com 77,5 km, logo à partida , um grupo de cerca de 15 ciclistas adiantou-se ao pelotão. A saída era logo a subir. Enquanto o pelotão perdia unidades a cada metro de corrida, o grupo ia ganhando tempo ao pelotão comandado pelos homens da LA- Antarte, pojados na frente em defesa da camisola amarela de Amaro Antunes que, curiosamente corria sem a dita camisola. A organização esqueceu-se de levar uma camisola para a partida.

Ativos na frente, a Efapel, mas em especial a W52 que tinha no grupo, que entretanto ia-se reduzindo, quatro homens, com Samuel Caldeira a menos de dois minutos de Amaro Antunes obrigava os homens de Paredes a manteram um ritmo forte. Só que a vantagem ia aumentando, chegando quase aos três minutos, numa altura em que ficaram na frente, apenas David de La Fuente, David Rodrigues, Delio Fernandez, Raul Alarcon e Samuel Caldeira. Neste grupo, apenas os homens da W52 puxavam, com os restntes a apssarem de quando em vez pela frente, mais a enganar que a contribuir para o êxito da escapada. A fuga não interessava à Efapel nem à Radio Popular, primeiro porque Caldeira era mais a passar para a frente na geral individual e, segundo, porque se o grupo chegasse completo, Caldeira era mais que favorito, devido á sua ponta final. Disso se aperceberam David de La Funte e David Rodrigues, , que conseguiram escapar aos restantes colegas de fuga, numa fase da etapa com sobes e desces. Mas Caldeira ainda não tinha deitado a toalha ao chão e conseguiu recolar aos dois homens da frente a dois kms para a meta em Oleiros, depois de uma descida alucinante.

No ultimo km, David Rodrigues atacou no topo de entrada para a meta, afastando de vez Samuel Caldeira que, esgotado já não tinha forças para responder. David de La Fuente, que tinha feito os ultimos cinco kms agarrado às pernas, abanando-as insistentemente, aproveitou o ataque do boavisteiro para lhe saltar ” em cima” nos ultimos duzentos metros. Uma etapa sensacional, na parte da frente da corrida, mas também emocionante na frente do pelotão, com Gustavo Veloso a não se dar por vencido e a atacar várias vezes, mas sem êxito .

“O principal surpreendido com esta vitória sou eu, porque a crono-escalada da manhã foi muito dura, agora estava muito calor e tive cãibras toda a etapa. Nem sei como tive forças para sprintar”, admitiu David de la Fuente.

A Efapel ganhou a classificação por equipas, David de la Fuente conquistou a classificação por pontos, Ricardo Ferreira (Rádio Popular-Boavista) conquistou a camisola dos trepadores, Daniel Freitas (Anicolor) foi o melhor corredor das equipas de clube e Júlio Gonçalves (Anicolor) foi o melhor jovem.

 Amaro Antunes, confirma assim o seu bom momento de forma, que já demonstrou na Volta ao Alto Tâmega. “Esta vitória não é minha, é dos meus companheiros. Eles deixaram tudo na estrada para que eu pudesse comemorar este triunfo. A 10 quilómetros do fim, as lágrimas vieram-me aos olhos por ver tanto esforço dos meus colegas”, disse um emocionado Amaro Antunes, que hoje voltou a brilhar depois de, há uma semana, ter conquistado uma etapa na Volta ao Alto Tâmega. “É a prova de que o trabalho está a ser bem feito e está a dar frutos, já com a Volta a Portugal em mente”, concluiu o algarvio.

3.ª Etapa: Proença-a-Nova – Oleiros, 77,5 km 

1.º David da la Fuente (Efapel), 2h13m27s (Média: 34,845 km/h)
2.º David Rodrigues (Rádio Popular-Boavista), mt
3.º Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa), a 1s
4.º Raul Alarcón (W52-Quinta da Lixa), a 11s
5.º José Revuelta (CC Rías Baixas), a 24s
6.º César Fonte (Rádio Popular-Boavista), a 36s
7.º Domingos Gonçalves (Efapel), mt
8.º Daniel Mestre (Team Tavira), mt
9.º Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista), mt
10.º Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), mt

Geral Individual 

1.º Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), 5h36m39s
2.º Gustavo César Veloso (W52-Quinta da Lixa), a 23s
3.º Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista), a 28s
4.º Joni Brandão (Efapel), a 30s
5.º César Fonte (Rádio Popular-Boavista), a 39s
6.º Domingos Gonçalves (Efapel), a 44s
7.º Hélder Ferreira (Efapel), a 47s
8.º Rui Vinhas (W52-Quinta da Lixa), a 55s
9.º Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa), a 1m08s
10.º David Livramento (Team Tavira), a 1m15s

Ligações:

Sem comentários:

Enviar um comentário