quarta-feira, 9 de setembro de 2015

GP do Dão fecha época nacional de estrada

A época de 2015 do ciclismo nacional de estrada termina, no próximo fim de semana, com a realização do Grande Prémio do Dão. Nas outras vertentes, a atividade será também intensa. Chaves recebe, no domingo, a Rota do Presunto, prova da Taça de Portugal de Maratonas BTT. Lisboa terá grande animação, no sábado e no domingo, com a inauguração da pista de BMX do Bairro da Boavista, com a disputa do Campeonato Nacional de BMX e com a Subida à Glória. 

O Grande Prémio do Dão terá duas etapas e um total de 280,4 quilómetros, disputando-se no sábado e no domingo, com as paisagens da região vinhateira do Dão como cenário. A primeira tirada, com 153,3 quilómetros, parte da Praça do Município de Nelas, às 14h00 de sábado, prevendo-se que a chegada ao Largo do Rossio, Mangualde, aconteça cerca das 17h30. A viagem, em sobe e desce, contempla três prémios de montanha. 

A segunda e última etapa, no domingo, vai ligar a Praça do Município de Penalva do Castelo (12h00) à Avenida Europa, Viseu (15h00), através de um percurso de 127,1 quilómetros, que inclui três subidas pontuáveis para a classificação dos trepadores. 

O destaque no BTT vai para a XI Maratona Rota do Presunto, em Chaves, última prova pontuável para a Taça de Portugal. O tiro de partida será dado às 9h30. A corrida mais extensa, que será disputada pelos corredores de elite, terá 97,5 quilómetros e um acumulado de 2293 metros. A distância mais curta, em que alinharão as femininas, somará 73 quilómetros e um acumulado de 1672 metros. A prova mais longa entrará em trilhos espanhóis. 

O ciclismo vai dar uma vitalidade acrescida à cidade de Lisboa, durante todo o fim de semana. A noite de sábado vai ser de festa no eixo Restauradores – Bairro Alto, onde vai disputar-se a terceira edição consecutiva da Subida à Glória. Ciclistas profissionais e amadores, montados em bicicletas de estrada, de BTT, urbanas e até de carga, vão mostrar que o ciclismo pode ser competição, lazer, convívio e festa. O início está marcado para as 20h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário