terça-feira, 18 de agosto de 2015

Promessas lusas competem na volta a França do futuro

A Seleção Nacional/Liberty Seguros compete, de 22 a 29 de agosto, na Volta a França do Futuro, a mais importante prova por etapas para sub-23 do calendário internacional. 

O selecionador nacional, José Poeira, escolheu seis corredores para representarem Portugal numa corrida em que os lusos têm pergaminhos a defender, pois Rui Costa foi segundo em 2008 e Joaquim Silva foi oitavo há um ano. Os convocados são César Martingil e Luís Gomes (Liberty Seguros/Carglass), João Rodrigues (Team Tavira), Nuno Bico (Rádio Popular-Boavista), Rúben Guerreiro (Axeon) e Rui Carvalho (Anicolor). 

“A Volta a França do Futuro é uma corrida difícil, pelo percurso e pela qualidade do pelotão, do qual fazem parte os melhores sub-23 do mundo. É, por isso, uma oportunidade para os corredores portugueses medirem forças a um nível superior. Apesar das dificuldades que podemos antever, acredito que a nossa equipa tem qualidade para aspirar a um lugar entre os dez melhores da classificação geral”, afirma José Poeira. 

A corrida terá um prólogo, em formato de contrarrelógio individual, e sete etapas em linha. As primeiras três etapas, essencialmente planas, estão adaptadas aos corredores mais rápidos, mas, a este nível, costumam reservar surpresas, com o pelotão, por vezes, a partir-se devido à alta velocidade. São jornadas de grande tensão, em que os ciclistas têm de esforçar-se permanentemente por uma boa colocação. 

Nas últimas quatro etapas os trepadores já terão uma palavra a dizer. A quinta e a sétima tiradas têm mesmo final em alto. Os Alpes deverão decidir os primeiros lugares da classificação final, numa prova que irá atravessar algumas das montanhas míticas do Tour. 

Etapas:
 
Prólogo: Tonnerre – Tonnerre, 3,5 km (C/R) 
1.ª Etapa: Chablis – Toucy, 160,5 km 
2.ª Etapa: Avallon – Arbois, 193,5 km 
3.ª Etapa: Champagnole – Tournus, 137 km 
4.ª Etapa: Annemasse – Cluses, 146,7 km 
5.ª Etapa: Megève - La Rosière/Montvalezan, 103,1 km 
6.ª Etapa: Bourg-Saint Maurice – Saint-Michel-de-Maurienne, 128,9 km 
7.ª Etapa: Saint-Michel-de-Maurienne – Les Bottières/Les Sybelles, 93,5 km

Sem comentários:

Enviar um comentário