quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Volta a Portugal - Etapa 7 (Condeixa a Nova - Torre)

Os galegos da W52-Quinta da Lixa, Delio Fernández e Gustavo Veloso, por esta ordem, fizeram primeiro e segundo na sétima etapa da Volta a Portugal, que hoje terminou no alto da Torre, serra da Estrela.  

Os derradeiros 19,7 dos 171,3 quilómetros da viagem iniciada em Condeixa-a-Nova foram palco da tentativa dos adversários para derrotarem a W52-Quinta da Lixa, mas a mais galega das equipas portuguesas revelou-se um muro indestrutível. 

Joni Brandão (Efapel) atacou nas primeiras rampas da subida da Covilhã para a Torre. Levou na roda Vergílio Santos (Rádio Popular-Boavista) e Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte). O algarvio não teve pedalada e rapidamente ficou para trás. O boavisteiro esperou pela chegada à frente de corrida por Rui Sousa, que foi rebocado até lá por Célio Sousa. 

Joni Brandão, Vergílio Santos e Rui Sousa ficaram em frente de corrida até à passagem pelas Penhas da Saúde, altura em que Vergílio perdeu o contacto. No grupo perseguidor de 12 elementos seguiam seis homens da W52-Quinta da Lixa, com o trabalho de perseguição, ao longo de quase toda a escalada, a cargo do rolador Raul Alarcón. 

A vantagem dos fugitivos, que esteve perto dos 40 segundos, esfumou-se na segunda fase da subida, das Penhas para a Torre. Na longa reta da meta, Delio Fernández e Gustavo Veloso atacaram e ocuparam as duas primeiras posições da tirada. Joni Brandão ainda resistiu, acabando em terceiro, a 4 segundos. 

Gustavo Veloso mantém-se no comando da geral, tendo o colega de equipa Delio Fernández, no segndo posto, apenas a 14 segundos. O terceiro é Joni Brandão, a 57 segundos. É uma vantagem confortável, dado que o comandante é o melhor contrarrelogista e conta com o exercício individual do próximo sábado para estender as diferenças. 

Na etapa de hoje, antes da chegada à zona potencialmente decisiva da tirada e da Volta, juntaram-se, ao quilómetros 50, oito homens em cabeça de corrida: David Rodrigues (Rádio Popular-Boavista), Filipe Cardoso (Efapel), Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte), David Livramento (Team Tavira), Micael Isidoro (Louletano-Ray Just Energy), Heiner Parra e Antonio Molina (Caja Rural-Seguros RGA) e Kai Reus (Veranda's Willems). David Rodrigues, vítima de furo, não chegou a rodar 10 quilómetros na dianteira, sendo substituído na fuga, já na subida para o alto de Teixeira, por Tobias Knaup (Kuota-Lotto). A perseguição, sempre com elevada velocidade, foi movida pela W52-Quinta da Lixa, nunca deixando a escapada ganhar mais de um minuto. 


A postura da W52-Quinta da Lixa explica-se com a necessidade de desgastar os trepadores puros na fase plana da tirada, dado que os homens mais leves precisam de sofrer muito para acompanhar os roladores a velocidades mais altas. Os fugitivos foram os mais prejudicados com esta estratégia. Filipe Cardoso foi o mais persistente da iniciativa, continuando na frente de corrida na companhia do belga Christoph Prémont (Veranda's Willems), que saiu do pelotão na descida do alto de Teixeira. O duo resistiu até à entrada na Covilhã, já não tendo qualquer palavra a dizer na discussão da subida final. 

A tirada rainha da Volta não modificou qualquer classificação. Gustavo Veloso mantém-se no topo da geral individual e das classificações por pontos e do combinado. Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) garantiu a conquista da camisola dos trepadores, devendo "apenas" chegar a Lisboa, no domingo. O russo Aleksey Rybalkin (Lokosphinx) continua como melhor jovem e a W52-Quinta da Lixa cimentou a liderança coletiva. 

A oitava etapa da prova, a disputar nesta sexta-feira, espera-se de transição. Em condições normais seria uma tirada ótima para os fugitivos. Como a presente edição da corrida tem poucas oportunidades para os velocistas, as equipas com interesse numa chegada ao sprint deverão controlar os 180,2 quilómetros que separam a Guarda de Castelo Branco. 

Classificações:

7.ª etapa: Condeixa-a-Nova - Torre, 171,3 km (Média: 36,447 km/h)

1.º Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), 4h42m00s 
2.º Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), mt 
3.º Joni Brandão (Efapel), a 4s 
4.º Marcos García (Louletano-Ray Just Energy), a 7s 
5.º Alejandro Marque (Efapel), a 10s 
6.º Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista), a 14s 
7.º Sérgio Sousa (LA Alumínios-Antarte), a 19s 
8.º António Carvalho (W52-Quinta da Lixa), mt 
9.º Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), a 34s 
10.º Vergílio Santos (Rádio Popular-Boavista), a 48s 

Geral Individual:

1.º Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), 31h36m38s 
2.º Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), a 14s 
3.º Joni Brandão (Efapel), a 57s 
4.º Alejandro Marque (Efapel), a 1m28s 
5.º António Carvalho (W52-Quinta da Lixa), a 1m51s 
6.º Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista), a 2m11s 
7.º Marcos García (Louletano-Ray Just Energy), a 2m20s 
8.º Sérgio Sousa (LA Alumínios-Antarte), a 2m27s 
9.º Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), mt 
10.º Hernâni Broco (LA Alumínios-Antarte), a 3m03s

Sem comentários:

Enviar um comentário