segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Volta a Portugal - 5ª etapa (Braga - Viana do Castelo)

O português José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) venceu hoje a quinta etapa da Volta a Portugal, batendo, no alto de Santa Luzia, o galego Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), que o derrotara na serra do Larouco. Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) foi terceiro classificado e reforçou a liderança, face aos adversários. 



A tirada de 169,4 quilómetros começou em Braga e terminou junto ao principal tempo de Viana do Castelo, definindo-se na subida final, de empedrado. Foram muitos os ataques na subida, com destaque para os homens da LA Alumínios-Antarte, que fizeram a primeira seleção, com Bruno Silva, e atacaram com Sérgio Sousa. 

Foi, no entanto, uma movimentação de Delio Fernández, nas últimas centenas de metros, a decidir a corrida. José Gonçalves alcançou-lhe a roda, teve a frieza de esperar pelo melhor momento para atacar e escolheu as melhores trajetórias nas curvas de aproximação à meta, desforrando-se da derrota que lhe infligira Delio Fernández em Montalegre. Desta feita o galego teve de contentar-se com o segundo posto, um lugar adiante do chefe de fila, Gustavo Veloso. 

Na geral, Gustavo Veloso permanece no comando. Delio Fernández está a 15 segundos, seguindo-se Joni Brandão (Efapel), a 41 segundos. 

Antes das emoções da subida vianense, foi a fuga do dia a agitar as águas, formada, inicialmente, por 11 corredores, que atacaram ao quilómetro 11: Alberto Gallego e Nuno Bico (Rádio Popular-Boavista), Domingos Gonçalves (Efapel), Leonel Coutinho (LA Alumínios-Antarte), Henrique Casimiro (Team Tavira), Micael Isidoro (Louletano-Ray Just Energy), Fabricio Ferrari (Caja Rural-Seguros RGA), Davide Vigano (Team Idea 2010 ASD), Daniel Dominguez (Team Ecuador), Wouter Mol (Join's-De Rijke) e Kai Reus (Verandas Willems). 

O pelotão, comandado pela W52-Quinta da Lixa, nunca deu grande margem aos escapados, pois entre eles estava um homen, Daniel Dominguez, que, à partida, estava a menos de 5 minutos do camisola amarela. A marcação "à zona" do pelotão e o desentendimento entre os homens da frente ditou a explosão do grupo. A 50 quilómetros do fim restaram dois ciclistas em cabeça de corrida: Alberto Gallego e Fabricio Ferrari. De trás juntaram-se dois homens da Kuota-Lotto, Daniel Westmattelmann e Christopher Hatz, que deram boleia a Leonel Coutinho e a Wouter Mol, que estavam na fuga inicial. Já dentro dos 30 quilómetros finais, dois ciclistas da Verandas Willems, Dimitri Claeys e Christoph Prémont, também se chegaram à frente da corrida. 

A apatia da W52-Quinta da Lixa, interessada no sucesso de uma fuga que esgotasse as bonificações, foi contrariada pelo esforço do Team Tavira, da LA Alumínios-Antarte e da Efapel, que aceleraram o ritmo para anular a fuga, o que aconteceu em plena subida final. E, ironicamente, a W52-Quinta da Lixa acabou por ser a mais beneficiada em termos de classificação geral. 

Gustavo Veloso também comanda por pontos e no combinado. A W52-Quinta da Lixa sela o domínio com a liderança coletiva. Sobram as camisolas da montanha, pertença de Bruno Silva, e da juventude, no corpo de Aleksey Rybalkin (Lokosphinx). 

A sexta etapa da Volta a Portugal vai para a estrada nesta terça-feira, unindo Ovar a Oliveira de Azeméis, através de um trajeto de 153,1 quilómetros. A viagem não tem qualquer prémio de montanha, esperando-se que os sprinters tenham uma palavra a dizer, devendo, no entanto, ser homens rápidos com reservas para o derradeiro quilómetro, em subida. 

Classificações:

5.ª Etapa: Braga - Santa Luzia, 169,4 km (Média: 40,800 km/h) 

1.º José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA), 4h09m07s 
2.º Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), mt 
3.º Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), mt 
4.º Joni Brandão (Efapel), a 2s 
5.º Alejandro Marque (Efapel), a 3s 
6.º Gaetan Bille (Verandas Willems), mt 
7.º Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), mt 
8.º César Fonte (Rádio Popular-Boavista), mt 
9.º Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA), mt 
10.º Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), mt 

Geral Individual:

1.º Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), 23h10m21s 
2.º Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), a 15s 
3.º Joni Brandão (Efapel), a 41s 
4.º Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), a 52s 
5.º Alejandro Marque (Efapel), a 1m02s 
6.º Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA), a 1m08s 
7.º António Carvalho (W52-Quinta da Lixa), a 1m16s 
8.º Hernâni Broco (LA Alumínios-Antarte), a 1m26s 
9.º João Benta (Louletano-Ray Just Energy), a 1m36s 
10.º Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), a 1m37s

Sem comentários:

Enviar um comentário