terça-feira, 4 de agosto de 2015

Volta a Portugal - 6ª etapa (Ovar - Oliveira de Azeméis)


O colégio de comissários da Volta a Portugal atribuiu a vitória na sexta etapa ao camisola amarela, Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), após desclassificação de José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA).

Os 155,3 quilómetros que ligaram a praia do Furadouro, Ovar, a Oliveira de Azeméis terminaram, como seria de esperar, ao sprint. José Gonçalves aproveitou a reta da meta, com cerca de 500 metros muito empinados, para atacar a 350 metros do final. Gustavo Veloso, mais cerebral, acelerou próximo do risco e esteve quase a ultrapassar o minhoto. Gonçalves descaiu para a direita e o colégio de comissários entendeu que fez um sprint irregular. Gustavo Veloso foi declarado vencedor, Vicente García de Mateos (Louletano-Ray Just Energy) foi segundo e Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa) fechou o pódio do dia.

Com a etapa de hoje, Gustavo Veloso prosseguiu o trabalho de formiguinha, amealhando mais 6 segundos de vantagem, em bonificações. O camisola amarela dispõe agora de 21 segundos de vantagem sobre o compatriota e colega de equipa Delio Fernández. O terceiro é Joni Brandão, a 47 segundos.

Filipe Cardoso (Efapel), Hector Benito (Caja Rural-Seguros RGA), Dennis Bakker (Parkhotel Valkenburg), Taco van der Hoom e Coen Vermeltfoort (Join's de Rijke), Stef van Zummeren (Veranda's Willems), Anatoliy Pakhtusov (ISD) e Jordi Simón (Team Ecuador) ainda quiseram ser protagonistas e fugiram ao pelotão ao quilómetro 12. A perseguição movida pelo Team Tavira, esperançada num bom desempenho de Manuel Cardoso, nunca deixou a fuga ganhar muita distância, acabando com a iniciativa a 13 quilómetros da meta. De todos, só Filipe Cardoso garantiu a subida ao pódio, recebendo o prémio da combatividade.

Quem também subiu ao pódio foi Gustavo Veloso, líder das classificações por pontos e do combinado, além da geral individual. Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) continua dono da camisola da montanha, Aleksey Rybalkin (Lokosphinx) permanece como melhor jovem e a W52-Quinta da Lixa manda por equipas.

Esta quarta-feira vai ser dia de o pelotão profissional descansar e de os cicloturistas e os ciclistas amadores se fazerem à estrada para a Etapa da Volta, prova aberta que vai realizar-se em Oliveira de Azeméis.

Após o dia de descanso, os voltistas regressam à competição na quinta-feira. Será o dia do tudo ou nada aqueles que ainda sonham desalojar Gustavo Veloso da primeira posição.

A caravana vai percorrer 171,3 quilómetros, entre Condeixa-a-Nova e o alto da Torre, na serra da Estrela. A subida para o alto de Teixeira (segunda categoria, ao quilómetro 112,5) é o aperitivo para a escalada final, 19,7 quilómetros, desde a Covihã até à Torre, com passagem pelas Penhas da Saúde. A meta coincide com a única contagem de montanha de catagoria especial da competição.

Classificações:

6.ª Etapa: Furadouro - Oliveira de Azeméis, 155,3 km 

2.º Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), 3h44m33s (Média: 41,496 km/h)
2.º Vicente García de Mateos (Louletano-Ray Just Energy), mt
3.º Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), mt
4.º Rafael Silva (Efapel), mt
5.º Davide Vigano (Team Idea 2010 ASD), mt
6.º Joni Brandão (Efapel), mt
7.º Manuel Cardoso (Team Tavira), mt
8.º Jasper Ockeloen (Parkhotel Valkenburg), mt
9.º César Fonte (Rádio Popular-Boavista), mt
10.º Gaetan Bille (Veranda's Willems), mt

Geral Individual:

1.º Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), 26h54m44s
2.º Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), a 21s
3.º Joni Brandão (Efapel), a 51s
4.º Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), a 1m02s
5.º Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA), a 1m18s
6.º Alejandro Marque (Efapel), mt
7.º António Carvalho (W52-Quinta da Lixa), a 1m26s
8.º Hernâni Broco (LA Alumínios-Antarte), a 1m42s
9.º Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), a 1m47s
10.º João Benta (Louletano-Ray Just Energy), a 1m52s

Sem comentários:

Enviar um comentário