sábado, 8 de agosto de 2015

Volta a Portugal - 8ª Etapa (Guarda - Castelo Branco)

O catalão Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA) ganhou hoje ao sprint a oitava etapa da Volta a Portugal, que ligou Guarda a Castelo Branco, ao longo de 180,2 quilómetros. 



O corredor que, quando representava a OFM-Quinta da Lixa, se notabilizou em Portugal como trepador, surpreendeu os velocistas e ganhou uma das poucas etapas para sprinters desta Volta. O segundo classificado foi Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa) e o terceiro foi David Vigano (Team Idea 2010 ASD). 

Gustavo Veloso manteve a camisola amarela, num dia em que os seus colegas de equipa na W52-Quinta da Lixa puderam meter "folga", dado que a tirada foi de "descanso ativo" na luta pela geral, sendo aproveitada apenas para a discussão da vitória na etapa. O galego mantém 14 segundos de vantagem sobre Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa) e 57 segundos relativamente a Joni Brandão (Efapel). 

Alberto Gallego e César Fonte (Rádio Popular-Boavista), David De La Fuente (Efapel), Fabricio Ferrari (Caja Rural-Seguros RGA) e Georg Loex (Team Stuttgart) saíram do pelotão ao quilómetro 18, tentando contrariar o favoritismo dos velocistas, mas o Team Tavira, na frente do pelotão ao longo de quase toda a corrida, deu pouca margem de manobra a estes aventureiros, que viram o esforço gorado com a anulação da fuga, a 6 quilómetros do fim. 

O esforço dos tavirenses não foi compensado pelo sprinter da equipa, Manuel Cardoso, que não conseguiu melhor do que a 18.ª posição, depois de a equipa ter ficado depauperada e sem capacidade de colocar o sprinter para a chegada. 

Se nada mudou em termos de geral individual, a tirada de hoje também não mexeu nas restantes classificações. Gustavo Veloso é o primeiro por pontos e no combinado, Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) é o melhor trepador e Aleksey Rybalkin (Lokosphinx) encabeça a tabela da juventude. A W52-Quinta da Lixa lidera coletivamente. 

As últimas decisões da 77.ª Volta a Portugal estão guardadas para o contrarrelógio de 34,2 quilómetros, a disputar neste sábado, entre a Praia de Pedrógão e Leiria. Gustavo Veloso é favorito para manter a camisola amarela e para vencer o "crono", mas falta saber se Alejandro Marque (Efapel) será capaz de corrigir o mau desempenho do prólogo, de modo a discutir a etapa e a entrada no pódio, e se o jovem Rafael Reis (Team Tavira) consegue bater o azar que o tem perseguido para lutar pelos postos cimeiros no exercício individual. 

Classificações:

8.ª etapa: Guarda - Castelo Branco, 180,2 km

1.º Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA), 4h09m44s (Média: 43,294 km/h) 
2.º Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa), mt 
3.º David Vigano (Team Idea 2010 ASD), mt 
4.º Coen Vermeltfoort (Join's-De Rijke), mt 
5.º Albert Torres (Team Ecuador), mt 
6.º Rafael Silva (Efapel), mt 
7.º Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), mt 
8.º Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), mt 
9.º Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), mt 
10.º Vicente García de Mateos (Louletano-Ray Just Energy), mt 

Geral Individual:

1.º Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), 35h46m22s 
2.º Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), a 14s 
3.º Joni Brandão (Efapel), a 57s 
4.º Alejandro Marque (Efapel), a 1m28s 
5.º António Carvalho (W52-Quinta da Lixa), a 1m51s 
6.º Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista), a 2m11s 
7.º Sérgio Sousa (LA Alumínios-Antarte), a 2m27s 
8.º Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), mt 
9.º Marcos García (Louletano-Ray Just Energy), a 2m36s 
10.º Hernâni Broco (LA Alumínios-Antarte), a 3m03s

Sem comentários:

Enviar um comentário