domingo, 14 de junho de 2015

3ª prova taça de Portugal - 7º Memorial Bruno Neves

Depois da etapa de ontem, em que Filipe Cardoso foi rei e senhor na Vila de Carregosa, mostrando ser o homem que mais rápido desce no pelotão português, para hoje estava reservado mais um domingo de ciclismo espetáculo no concelho de Oliveira de Azeméis.

Mantendo a tradição, a Escola de ciclismo Bruno Neves, entidade organizadora destas duas provas, hoje corria-se o 7º memorial Bruno Neves, que coincidia com a 3ª prova da taça de Portugal Liberty Seguros.

Com partida em Oliveira de Azeméis, a chuva forte que caiu acabou por atrasar o inicio da competição em alguns minutos. Quando os 143 inscritos deram as primeiras pedaladas, o sol espreitava de forma tímida, antevendo mais chuva no decorrer da etapa.

Cedo várias tentativas de fugir ao pelotão se verificaram., mas sempre sem sucesso. Aquando da primeira dificuldade do dia, ao km 11, o pelotão ainda rolava compacto, no entanto já bastante alongado.  Numa altura onde a chuva se fazia novamente sentir, o ritmo imposto aumentou e vários foram os atletas, principalmente do escalão sub-23, que foram ficando para trás.
Aquando a passagem pelo primeiro prémio de montanha, instalado no alto de Nogueira do Cravo, km 37, verificava-se uma fuga com 4 elementos: Alberto Gallego (RPB); Hélder Ferreira (Efapel); João Silva (Moreira Congelados); Luis Gomes (Liberty seguros), que levava cerca de 1.30 minutos de vantagem sobre um pelotão partido em vários grupos, que no entanto ainda estavam à vista uns dos outros.

A este quarteto iriam-se juntar mais 15 atletas. Já com 3 passagens pela meta final, faltando ainda mais 4, o grupo dianteiro levava cerca de 1.30 minutos de vantagem para o pelotão, que era comandado pela equipa do líder da taça de Portugal, a Efapel (que imponha o ritmo da perseguição à fuga, apesar de ter dois atletas no grupo da frente.


À medida que o acumular dos quilômetros se fazia sentir, o pelotão, que foi comandado de principio a fim pela formação de Ovar, reduzia a vantagem da fuga. Quando apenas faltavam 60 km para o final, a fuga tinha vantagem de 50 segundos. O trabalho feito pela Efapel, dava frutos, mas também desgastou a equipa. A duas voltas do final, a equipa já só tinha três elementos no pelotão: Diego Rubio, Filipe Cardoso e Rafael Silva.

As duas últimas voltas foram feita com o ritmo imposto pela equipa da Rádio Popular - Boavista.

A Rádio Popular-Boavista controlou a fase decisiva da corrida e, no final dos 143 quilómetros, viu o trabalho recompensado com a vitória de Fonte e o segundo posto de Frederico Figueiredo. "Estamos presentes em todas as competições para conseguir o melhor possível. Temos feito uma boa época, mas faltava-nos vencer. Ontem a equipa e o diretor desportivo apostaram em mim, mas não consegui ganhar. Hoje renovaram a confiança e, felizmente, pude corresponder", afirmou César Fonte no final da corrida.


César Fonte aproveitou a boa ponta final em chegadas seletivas para se impor. Ganhou com 3h22m30s, menos 1 segundo do que Frederico Figueiredo e Diego Rubio, que ocuparam as posições seguintes.

Diego Rubio mantém-se no comando da Taça de Portugal Liberty Seguros de Elite, somando agora 195 pontos, mais 43 do que César Fonte, que é o perseguidor mais direto. Rui Carvalho (Anicolor) foi o quarto na prova deste domingo, subindo ao terceiro posto da geral da Taça e assumindo a liderança do troféu na categoria de sub-23. João Maio (Anicolor) reforçou o comando entre os sub-23 de primeiro ano.

A Rádio Popular-Boavista venceu coletivamente, mas a Efapel soma mais pontos na geral da Taça por equipas. A Anicolor soma e segue entre as equipas de clube.

Nas classificações secundárias impuseram-se Rui Vinhas (W52-Quinta da Lixa), na montanha, Luís Gomes (Liberty Seguros/Carglass), nas metas volantes, e Hélder Oliveira (W52-Quinta da Lixa), nos sprints especiais.

A Taça de Portugal Liberty Seguros de Elite e Sub-23 irá decidir-se após a Volta a Portugal. As duas últimas etapas são o Grande Prémio de Mortágua, no dia 15 de agosto, e o Grande Prémio Anicolor, em Águeda, um dia depois.



Clasificação:
Memorial Bruno Neves: Oliveira de Azeméis – Nogueira do Cravo, 143 km
1.º César Fonte (Rádio Popular-Boavista), 3h22m30s (Média: 43,259 km/h)
2.º Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista), a 1s
3.º Diego Rubio (Efapel), mt
4.º Rui Carvalho (Anicolor), a 3s
5.º Arkaitz Durán (Efapel), a 8s
6.º Micael Isidoro (Louletano-Ray Just Energy), a 10s
7.º Daniel Freitas (Anicolor), a 13s
8.º Ricardo Mestre (Team Tavira), a 17s
9.º Vicente García de Mateos (Louletano-Ray Just Energy), a 20s
10.º Daniel Mestre (Team Tavira), mt


(em actualização...)

Sem comentários:

Enviar um comentário