domingo, 21 de junho de 2015

Jogos Europeus Baku - Prova em linha


Eram 6 da manhã em Portugal, quando os atletas das várias selecções deram inicio à prova em linha de ciclismo da primeira edição dos jogos europeus, disputados em Baku. 

Num percurso muito selectivo (veja aqui o percurso), com o forte vento ainda a ajudar à festa, logo na primeira volta se verificou uma fuga numerosa, com 18 elementos. Vitaliy Buts, Samir Jabrayilov, Bart de Clercq, Alexis Gougeard, Emanuel Kiserlovski, Stefan Hristov, Michal Schlegel, Aleksejs Saramotins, Connor Dunne, Pit Schlechter, Jesus Herrada, Andriy Vasylyuk, Jan Tratnik, Kamil Gradek, Simon Pellaud, Manuele Boaro, Maxime Bouet e Gabor Kasa. A 12 segundos estão Gatis Smukulis e Anton Vorobyev, e a 45 segundos o pelotão.

Com o passar dos quilómetros, os dois elementos do grupo intermédio juntaram-se ao grupo em fuga e chegaram a ter 4 minutos sobre o pelotão. Este era comandado pela equipa da Holanda. De referir que das selecções que tinham mais elementos à partida, só mesmo Portugal e Holanda não tinham ciclistas na frente.

À passagem do quilometro 160, seguiam  8 ciclistas em fuga, onde o nome mais sonante seria o de Jesus Lopez Herrada da selecção espanhola. O pelotão, já significativamente reduzido, segui a 3 minutos e 12 segundos, com os atletas portugueses ainda integrados. O pelotão era comandado pela selecção Alemã (onde Tom Bonnen seria o principal homem). 

A 3 voltas do final, Vitaliy Buts da Ucránia seguia isolado, com 1 minuto de vantagem para o agora grupo intermédio. O pelotão rolava a 2 minutos e 27 segundos comandado pelo Português Edgar Pinto. José Gonçalves já se encontrava num grupo atrasado e Fábio Silvestre desistiu. 
O ritmo no pelotão era forte e a vantagem dos homens da frente diminuía a cada quilometro que passava. 

A 2 voltas do final, começam os ataques no pelotão,  e forma-se um grupo em "fuga" com 20 elementos, onde estava Filipe Cardoso, mas também nomes como Tom Boonen, Jesus Lopez Herrada, Maciej Patersky e Filippo Pozato. 

Na última volta, Terprstra ataca e consegue alguma vantagem, mas rapidamente é alcançado por mais 3 atletas e minutos mais tarde pelo grupo. No contra ataque, forma-se um grupo de 4 ciclistas: Luis Leon Sanchez e Jesuz Lopez Herrada (Espanha), Andriy Grivko (Ucrânia) e Petr Vakoc (Republica Checa). 

O grupo perseguidor tudo fez para alcançar os 4 homens dianteiros, mas a vitória foi mesmo discutida entre os 4 homens da frente. Numa chegada emocionante, Luis Leon Sanchez foi o primeiro a cortar a linha de meta. O espanhol contou com o precioso auxilio do colega de selecção Jesus Lopez Herrada para o lançar na vitória. Segundo lugar coube ao ucraniano Andriy Grivko e o terceiro a Petr Vakoc da República Checa. 

Filipe Cardoso foi o melhor português. Terminou em 17º lugar, a 1 minuto do vencedor. De referir que o atleta português, apenas perdeu o contacto com os primeiros na fase final da última subida do dia. Apesar do resultado, considero uma excelente prestação do atleta português.


Sem comentários:

Enviar um comentário