segunda-feira, 15 de junho de 2015

Rui Costa brilha no Critério Dauphiné

O português Rui Costa (Lampre-Merida) foi hoje o terceiro classificado na última etapa do Critério Dauphiné e terminou a competição do circuito WorldTour em igual posição. Christopher Froome (Sky) venceu a etapa e conquistou o Dauphiné. Com o resultado obtido em França, Rui Costa subiu ao quarto lugar do ranking mundial, com 274 pontos, menos 76 do que o espanhol Alejandro Valverde (Movistar), que continua na liderança.

Rui Costa e Chris Froome foram os corredores que melhor aproveitaram os últimos 156,5 quilómetros da corrida, disputados entre Saint-Gervais Mont Blanc e Modane Valfréjus, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria.

O britânico atacou nos derradeiros 2,5 quilómetros, aplicando a sua caraterística pedalada em alta cadência para se distanciar de Tejay van Garderen (BMC), para ganhar a corrida isolado e para arrebatar a camisola amarela ao estadunidense.

Froome concluiu a tirada em 3h59m27s, menos 18 segundos do que Simon Yates (Orica-GreenEdge), Rui Costa e Tejay van Garderen, que terminaram a etapa por esta ordem.

Este resultado permitiu a Rui Costa ascender ao terceiro lugar final, a 1m16s de Froome. Van Garderen caiu do primeiro para o segundo posto, a 10 segundos do britânico.

Bruno Pires (Tinkoff-Saxo), que hoje esteve em fuga, acabou o Dauphiné em 35.º, a 49m01s, Tiago Machado (Katusha) foi o 39.º, a 50m42s, José Mendes (Bora-Argon18) foi o 47.º, a 56m59s, e Nelson Oliveira (Lampre-Merida) encerrou a participação lusa, em 82.º, a 1h31m14s.

Sem comentários:

Enviar um comentário