terça-feira, 14 de julho de 2015

10ª etapa - Tarbes - La Pierre-Saint-Martin (167 km)


A décima etapa, era o primeiro dia na alta montanha. O dia foi marcado por uma etapa praticamente plana, porém a parte final era um muro com 15 quilómetros, a uma pendente média de 7,4%.
O dia começou com a habitual criação de uma fuga, neste caso com Pierrick Fédrigo (Bretagne) e Kenneth Vanbilsen (Cofidis). O duo chegou a ter perto de 15 minutos de diferença, o que fez com que a Movistar começasse a perseguir. Depois da zona de abastecimento, Warren Barguil caiu, mas apesar das muitas queixas conseguiu recuperar e chegar ao pelotão.

O ritmo era louco, a Movistar começou a ter ajuda da FDJ, mas no inicio da subida, a equipa espanhola tratou de começar a carnificina. Rui Costa, Péraud, Pinot, Bardet, Talansky e Dan Martin, foram ficando para trás.
A 11,4 quilómetros da meta, Robert Gesink abre as hostilidades e a Sky toma então conta do grupo principal, que já estava muito reduzido. Rafael Valls decide atacar e a 8 quilómetros é a vez de Alejandro Valverde, mas o ritmo do grupo era infernal, até que a 6 quilómetros da meta Froome lança um ataque muito forte. Ninguém o consegue seguir, Quintana é o único que ainda consegue esboçar uma reacção mas não dá para seguir com o britânico.

O Colombiano acabaria por perder um minuto, mas o golpe na moral do pequeno trepador, dar-se-ia no final da etapa, quando Richie Porte ultrapassa-o e rouba as bonificações do segundo lugar. Gesink acaba no quarto lugar, Valverde no quinto, Geraint Thomas no sexto.
Contador chegar no 11º lugar a 2:51 e o vencedor da edição do ano passado, Nibali, chegou no 21º lugar a 4:25.

Destaque para o excelente lugar de Gallopin (9º) e para o resultado desastroso do 'nosso' Rui Costa, que perdeu perto de 17 minutos. Agora terá liberdade para vitórias de etapa, já que o top-10 é uma miragem.

Sem comentários:

Enviar um comentário