quinta-feira, 30 de julho de 2015

Volta a Portugal - 1ª etapa (Pinhel - Bragança)



A etapa mais longa desta edição da Volta a Portugal, mostrou as fragilidades que existem neste pelotão. 
Num terreno acidentado, quase desde o quilometro zero, vários ataques surgiram, e três atletas conseguiram ganhar vantagem sobre o pelotão. Na 1ª meta volante do dia, em Pinhel, Alberto Gallego (Rádio Popular - Boavista), Bruno Silva (LA Antarte) e Hector Benito (Caja Rural), comandavam a cabeça de corrida. Ao km 28, Florian Nowak e Christopher Watz juntam-se ao trio dianteiro. A fuga alcança a vantagem de 4m45s. O pelotão era comandado pelo equipa do camisola amarela, a Willen`s Cycling Team. 


Após a primeira contagem de montanha, de 3ª categoria, o grupo alcança uma vantagem de 5 minutos, altura em que o ritmo no pelotão começa a aumentar. À passagem do km 117, os dois último atletas a chegar à fuga,descolam e fica novamente o trio inicial na frente. Na passagem da montanha de 2ª categoria, a vantagem da fuga aumenta novamente, atingindo os 4 minutos. O ciclista da LA Antarte, Bruno Silva vence a contagem de montanha e torna-se o primeiro líder da classificação de montanha. 


O pelotão não facilita e a partir daí, foi aumentando o ritmo à medida que os quilómetros finais se aproximavam. A equipa do líder, mantinha a cabeça do pelotão. 


À passagem do km 152,o espanhol da Rádio Popular - Boavista, ataca e deixa  os colegas de fuga para trás. O jovem ciclista boavisteiro, consegue rolar alguns quilómetros isolado, mas à entrada do circuito final,já na cidade de Bragança é alcançado e uma nova situação da corrida se forma. 


A equipa W52 - Quinta da Lixa assume o comando e aproveitando o terreno acidentado, impõem um ritmo forte, provocando muitos cortes no pelotão e reduzindo o "pelotão" a um grupo de apenas 30 ciclistas.  David de La Fuente ((Efapel) e Fabricio Ferrari conseguem sair do grupo, mas não conseguem atingir grande vantagem, uma vez que se rolava bastante forte. 

No último quilometro, nenhuma equipa consegue formar "o comboio" para o seu sprinter, e José Gonçalves (Caja Rural) aproveitando a indefinição ataca. Depois foi cada um por si na perseguição. A duas dezenas de metros da linha da meta, o português é alcançado e é Garcia de Mateos que vence, logo seguido de Samuel Caldeira (W52 - Quinta da Lixa) e David Vigano (Team Idea 2010 ASD). 

"É a vitória mais importante da minha carreira e é muito boa para a equipa. Temos uma vitória logo na primeira etapa. Não se pode pedir mais", sentenciou Vicente García de Mateos (Louletano Ray Just Energy). 

A etapa não mudou o topo da geral individual. A liderança permanece em Gaetan Bille, com 3 segundos de vantagem sobre Gustavo César Veloso (W52-Quinta da Lixa). O terceiro é, agora, Samuel Caldeira, a 15 segundos. 

Classificações:

Pinhel - Bragança, 196,8 km ~

1.º Vicente García de Mateos (Louletano-Ray Just Energy), 5h10m04s (Média: 38,082 km/h)
2.º Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa), mt
3.º Davide Vigano (Team Idea 2010 ASD), mt
4.º Filipe Cardoso (Efapel), mt
5.º Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA), mt
6.º Johannes Weber (Team Stuttgart), mt
7.º José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA), mt
8.º Daniel Mestre (Team Tavira), mt
9.º Alejandro Marque (Efapel), mt
10.º Jasper Ockeloen (Parkhotel Valkenburg), mt

Geral Individual
1.º Gaetan Bille (Verandas Willems), 5h17m26s
2.º Gustavo César Veloso (W52-Quinta da Lixa), a 3s
3.º Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa), a 15s
4.º José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA), a 16s
5.º Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA), a 18s
6.º Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), mt
7.º Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA), a 19s
8.º Hugo Sabido (Louletano-Ray Just Energy), a 20s
9.º Vicente García de Mateos (Louletano-Ray Just Energy), a 21s
10.º Hector Benito (Caja Rural-Seguros RGA), a 22s

Classificações Completas

Sem comentários:

Enviar um comentário