segunda-feira, 20 de julho de 2015

Julen Amézqueta coroado vencedor da Volta a Portugal do Futuro 2015



O pelotão partiu para a derradeira batalha da Volta com Julen Amézqueta (Café Baqué) de amarelo e os únicos lusos do Top 10, Luís Gomes e César Martingil (Liberty Seguros-Carglass), a pouco mais de 1m na geral. Na estrada foram pedalados 120,9 km entre S. Pedro do Sul e Oliveira de Azeméis, numa jornada montanhosa de três subidas categorizadas: Varzielas (3ª cat. km 31,1), Talhadas (3ª cat. km 76,4) e Decide (2ª cat. km 98,5).

Tiro de partida dado, o russo Artem Samolenkov (Lokosphinx) fez-se à fuga do dia acompanhado posteriormente pelos portugueses André Ramalho (CC José Maria Nicolau), Tiago Ferreira (Moreira Congelados-Feira-KTM) e Patrik Videira (Maia-Ribeiro’s Bike Shop) e também por Iosu Angoitia (Euskadi-EDP) e Jorge Gomez (Caja Rural-Seguros RGA), colombiano que coroou em primeiro a contagem de montanha em Varzielas.

A descida fez a fuga perder vantagem para o pelotão, conseguindo ainda Tiago Ferreira coroar a meta de montanha que se seguiu em Talhadas. Logo em seguida começou a última ascensão, de 13,4 km de escalada em Decide, onde Jorge Gomez foi o mais resistente da fuga inicial coroando o alto, mas perdendo alento para lutar até à meta.

Na chegada a Oliveira de Azeméis, o pelotão chegou destroçado pelo sobe e desce da jornada. O jovem de 21 anos Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass) destacou-se na recta da meta triunfando com 4s de vantagem sobre o camisola amarela Julen Amézqueta (Café Baqué) e o russo Vadim Zhuravlev (Lokosphinx).

Nas contas finais, aos 21 anos Julen Amézqueta conquistou a 23ª edição da Volta a Portugal do Futuro, somou a camisola dos pontos e a sua equipa Café Baqué imperou de forma categórica no colectivo ao finalizar com quatro corredores no Top 10, Alvaro Trueba em 3º, Rubén Sánchez em 7º e Alex Aranburu em 10º. No 2º lugar do pódio ficou o ucraniano Anatoliy Budyac (ISD Continental Team), vencedor da camisola da montanha e da juventude.

Relativamente às formações lusitanas, as seis equipas de clube conseguiram colocar ciclistas em fuga em todas as etapas, venceram duas das quatro jornadas com Rui Carvalho (Anicolor) e Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass), vestindo por um dia a amarela com César Martingil (Liberty Seguros-Carglass). Estes dois últimos ciclistas alcançaram ainda os lugares cimeiros da geral final, 4º e 5º respectivamente.

Em simultâneo com a prova sub-23, chegou hoje ao fim a 8ª Volta a Portugal de Cadetes. No final dos 69,3 km entre S. Pedro do Sul e Oliveira de Azeméis, o campeão nacional de contra-relógio Pedro Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) agarrou a vitória na meta, a 8s de Gonçalo Ferreira e 58s de Leonel Firmino (Acreditar-Udo-AC Malveira). Ao ser segundo neste último dia, Gonçalo Ferreira vestiu a amarela e agarrou a vitória da geral, a 11s de João Costa (CC Barcelos-AFF-Orbea-Onda), vencedor da classificação dos pontos, e a 23s de Afonso Silva (CC Tavira), vencedor da juventude. A camisola da montanha ficou nas mãos de Artur Chaves (Silva & Vinha-ADRAP-Sentir Penafiel) e a equipa Acreditar-Udo-AC Malveira triunfou no colectivo. 




Ligações:

Sem comentários:

Enviar um comentário